domingo, 5 de outubro de 2008


Fogo (DC Comics)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fogo é uma personagem de história em quadrinhos da editora norte-americana DC Comics. Beatriz Bonilla da Costa é uma heroína brasileira que atuou nas equipes Guardiões Globais e Liga da Justiça Internacional. Na cronologia pré-Crise foi presidente da filial brasileira das Empresas Wayne, tendo defendido o Brasil durante a referida saga ao lado da Família Marvel. Na cronologia moderna é apresentada como um antigo operativo do Serviço Nacional de Informações (SNI), atual Agência Brasileira de Informações (ABIN).
//
Ficha Técnica
Primeira Aparição: Infinity Inc. #32 (Novembro de 1986)
Criada por:
E. Nelson Bridwell , Ramona Fradon e Victor Damião
Nome verdadeiro: Beatriz 'Bia' Bonilla Da Costa
Estado civil: solteira.
Afiliações atuais:
Xeque-Mate
Afiliaçiões anteriores: Liga da Justiça , Guardiões Globais , SuperBuddies
Codinomes: Fogo Verde, Fogo, Fúria Verde, Flama Verde, Bia
Familia: desconhecida
Poderes principais: transformação de qualquer parte de seu corpo em fogo, voar, força sobre-humana, lançar bolas de fogo.
Peso: 59kg
Altura: 1,72m
Olhos: Azuis/ Verdes(quando mutada)
Cabelos: Loiros/ Verdes(quando mutada)
Criação
A personagem Fogo foi criada pela
DC Comics na mesma época em que muitos outros heróis dos quadrinhos foram criados, como Canario Negro e Gelo. Foi criada para integrar a Sociedade da Justiça, com a intenção primária de controlar os elementos opostos, fogo e gelo, mas a idéia foi descartada e sua projeção seguiu o padrão normal de apenas um poder. Existem muitas explicações utilizadas hoje pelos fãs para explicar um fato dentro da criação de Fogo: ela ficar apenas de biquíni quando se torna incandescente. Uma das mais conhecidas é a de que fora apenas por conta da imaginação na hora de desenhar, mas há outras que afirmam que foi um modo de representar a figura da modelo vaidosa e exibicionista, profissão esporádica da personagem.
A Personagem
A identidade secreta de
Fogo é a brasileira Beatriz da Costa, ex-integrante do órgão governamental Espiões Nacionais do Brasil, do qual se retirou após ser atingida por uma explosão de piroplasma em uma de suas missões. Este acidente lhe concedeu o poder sobre o fogo e a capacidade de voar. Já como super-heroína, Beatriz conheceu outra moça com superpoderes, Gelo, capaz de controlar o frio. Fogo viu na outra heroína seu oposto, não só nos poderes mas também na personalidade pois, enquanto ela era animada e desinibida, Gelo era tímida e reservada. Depois disto, Fogo e Gelo tornam-se companheiras e passam a lutar contra o mal juntas. Mesmo atuando ao lado de Gelo,Fogo mantém sua identidade secreta como atriz e modelo.
Poderes
Após ser atingida por uma
explosão de piroplasma em uma de suas missões, Fogo sofreu uma mutação e tornou-se capaz de ficar incandescente em fogo verde e quando neste estado utilizar-se de super-força. Além disto, Fogo nasceu na Amazônia, enquanto seus pais estavam de férias. No parto prematuro, um índio executou a função de "parteiro", e devido ao estranho acontecimento, conferiu ao bebê a previsão de se tornar uma importante pessoa. Durante o acidente com o piroplasma, o "encanto" foi ativado e Fogo ganhou também as habilidaes de voar. Ja a habilidade de lançar bolas de fogo verde, foi conferida a Fogo em uma de suas primeiras lutas, ao ser atingida pelo fogo de um dragão místico.
Na Liga da Justiça
Na serie de desenho animado
Liga da Justiça Sem Limites, Fogo continua acompanhada de Gelo, sua parceira de luta, mas não combatem o crime juntas necessariamente. Flash se apaixona por ela, e ela corresponde. Acabam ficando juntos por algum tempo, mas depois não se sabe o que acontece.
Curiosidades
Antes de conhecer Gelo, Fogo se entitulava Flama Verde.
No filme Liga da Justiça da América, é interpretada por
Michelle Hurd, e é Bebe DiCosta, uma atriz fracassada.
Em certos quadrinhos, antes de se tornar espiã (profissão anterior a de super-heroína), era dançarina em uma
boate e, em outras, era animadora de programas de TV.
Em certos quadrinhos, se tornou rica ao virar espiã e mudou seu nome para Beatriz Bolline da Costa.
Começou sua carreira de super-heroína no
Rio de Janeiro, Brasil
Foi considerada uma das super-heroínas mais bonitas dos quadrinhos e hoje é vista como uma das mais lindas da Liga da Justiça.
A boate em que trabalhava antes de ser espiã se chamava Boate do Seu Chico, e de fato existia uma boate com esse nome, na época.
Em todas as profissões que Fogo teria desempenhado antes de ser heroína, ela era cantada por seus chefes.
Antes da explosão, tinha cabelos louros e olhos azuis; mas após a mutação ficou com olhos e cabelos verdes
Originalmente, antes de Crise nas Infinitas Terras, ela residia em
Brasília e era a presidente da filial brasileira das Indústrias Wayne.